Figura carimbada no domingo esportivo, Milton Neves não apresentará mais o clássico Terceiro Tempo, na Band. De saída da emissora, o jornalista irá cumprir seu contrato até o final deste ano.
Neto no comando do Donos da Bola (Reprodução / Band)A notícia pegou o público de surpresa, afinal, o apresentador é um dos símbolos das tradicionais mesas redondas do futebol brasileiro, desde os tempos em que comandava o formato na Record.
No ar há mais de 20 anos na TV brasileira, a famosa mesa redonda pós-rodada comandada por Milton sairá de cena para outro formato ocupar o espaço.
Passagem de bastão para Neto
Quem vai ficar no lugar de Milton Neves será o craque Neto, atual comandante do Os Donos da Bola, que estreia seu próprio dominical na próxima semana.
Após diversos adiamentos, o Apito Final irá ao ar no dia 15 de julho. O novo formato vai ser exibido entre 22h e 0h, logo após a rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo com a atração, Neto não vai deixar de comandar Os Donos da Bola, pelo menos por enquanto.
Após 22 anos no ar – seis na Record e 15 na Band -, Milton Neves, que entre 2018 e 2019 fez uma pausa, vai se despedir do canal, mas não sem antes dar uma força ao colega de emissora.
De acordo com matéria publicada pelo Lance!, até o final do ano, quando termina o contrato com a Band, Milton vai apresentar um quadro inspirado num formato que já comandou no final dos anos 1990. Trata-se do Gol: O Grande Momento do Futebol.
Sucesso do Terceiro Tempo
A disputa por audiência nos domingos da televisão brasileira é mega acirrada. Em uma época que o Domingão do Faustão e o Domingo Legal com Gugu era sucesso nos televisores de todo o país, em outro canal tinha aquele programa que muitas pessoas cresceram ouvindo e assistindo.
O Terceiro Tempo começou originalmente na rádio em 1982, na Jovem Pan, onde ficou até 2005. E até hoje o programa existe na Rádio Bandeirantes, pegando o horário da manhã até o início do jogo das 16h.
Ao lado do Mesa Redonda da TV Gazeta, o Terceiro Tempo é a marca mais forte quando o assunto é programa esportivo. O formato serviu de inspiração para muitos jornalistas e todos os boleiros queriam uma pontinha na atração.
Tretas e baixa audiência
É normal que um programa com mais de 20 anos tenha seus momentos de baixa, seja pela audiência ou pelo ego entre os participantes.
Um episódio que ficou marcado na atração foi a desavença entre Neto e Milton Neves. Em 2011, o jornalista mandou o ex-jogador calar a boca durante o programa. Segundo produtores da Band, eles faziam essa “briga” somente para dar audiência.
Na mesma época, o xodó da fiel foi entrevistado por Jorge Kajuru no Esporte Interativo – atual TNT Sports -, quando foi questionado se colocaria a mão no fogo pelo colega; Neto disse que não.
A declaração chateou Milton Neves e o colega se desculpou, ao vivo, na Band.
“Quero te pedir desculpas em público, Milton, porque eu sou ‘burro’. Você merece as minhas desculpas”, disse Neto no domingo seguinte, no Terceiro Tempo.
Dois anos depois, em 2013, o Terceiro Tempo deixou a diretoria da emissora preocupada com a baixa audiência. De acordo com o jornalista Flávio Ricco, Milton Neves e seus colegas davam apenas 2 pontos de média.
É um fato que o programa já não tem a mesma relevância que um dia teve, nos últimos anos trocou bastante de elenco e talvez o formato já não agrade mais os cabeças da Band.