Após processo, herança de apresentador vai parar nas mãos da Globo

Fernando Vanucci

Fernando Vanucci (Reprodução / Web)

A herança do apresentador Fernando Vanucci, morto em 2020, ainda rende muito pano para a manga. Os bens do jornalista esportivo já foram o motivo de uma briga entre seus filhos e sua ex-esposa em 2022. Posteriormente, foi a Globo que entrou neste imbróglio.

Fernando Vanucci (Reprodução / Web)

A emissora, na qual Vanucci trabalhou entre 1977 e 1999, o processa desde a sua saída do canal, alegando quebra de contrato. Para receber o valor referente à multa rescisória, a Globo pediu na Justiça a penhora de um bem que pertence ao espólio do apresentador.

Ao mesmo tempo, os filhos de Vanucci também recorreram à Justiça para exigir da ex-mulher do jornalista a prestação de contas referente a um imóvel que pertencia ao apresentador.

Briga de família

Em agosto de 2021, a colunista Fabia Oliveira, então no jornal O Dia, noticiou que o médico Fernando Vanucci Braz, um dos cinco filhos de Fernando Vanucci e inventariante do espólio do pai, teria acionado a Justiça para cobrar uma prestação de contas de Alessandra da Silva Terrazas, ex-mulher de Vanucci.

No processo, os filhos de Vanucci queriam saber se a ex-mulher de seu pai ainda estava com a parte do dinheiro que caberia ao jornalista referente à venda de um apartamento que pertencia ao casal, ou seja, 50% do valor do negócio.

A colunista de O Dia relatou que os filhos de Vanucci só tiveram conhecimento da venda depois de acessarem uma série de mensagens trocadas entre o pai e Alessandra. O apresentador teria enviado a seguinte mensagem: “Cadê o dinheiro?”. Alessandra, então, teria respondido que o dinheiro estava no banco e que, inicialmente, ela pagaria os impostos.

Por conta disso, os herdeiros de Vanucci queriam saber se a parte da transação que cabia ao pai deles ainda estaria em posse de Alessandra.

Processo da Globo

Vanucci no The Noite (Reprodução / SBT)

Porém, este não é o único enrosco envolvendo o espólio de Fernando Vanucci. Segundo o site Notícias da TV, a Globo pediu na Justiça a penhora de um imóvel do espólio do apresentador. A emissora quer receber a multa rescisória do contrato do apresentador, que deixou o canal em 1999.

Vanucci foi dispensado da Globo após ser flagrado comendo um biscoito ao vivo. A emissora entendeu que o apresentador desrespeitou cláusulas de comportamento e acionou a Justiça para receber a multa referente à quebra de contrato.

O processo se arrasta há mais de 20 anos em meio a recursos, todos ganhos pela Globo. A emissora, ainda de acordo com o NTV, também acusou Vanucci de fraude processual, alegando que o jornalista colocou seus imóveis em nomes de outras pessoas para impedir a execução da sentença. Foi identificado que Vanucci e sua mulher tentaram passar a titularidade do imóvel durante o processo.

O NTV informou ainda que a Justiça ainda não julgou essa acusação. Porém, o magistrado que cuida do caso teria aprovado que a casa precisa ser utilizada para pagar o valor e que não pode ter sua transferência de posse.

“Nesses termos, dá-se provimento parcial do recurso, apenas podendo permitir a averbação da existência desta ação junto à matrícula do imóvel”, afirmou o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, que julga o caso, ao site.

Ícone dos anos 80

Um dos principais jornalistas esportivos da televisão brasileira, Fernando Vanucci iniciou sua carreira em 1966, aos 15 anos, na Rádio Sociedade Triângulo Mineiro em Uberaba (MG), onde nasceu. Em 1973 ele chegou à Globo, inicialmente em Minas Gerais. Ele foi transferido para o Rio de Janeiro em 1977.

Na Globo, ele se tornou um dos principais rostos do esporte da emissora, virando um ícone da emissora nos anos 80. Esteve à frente de Globo Esporte, RJTV, Esporte Espetacular, Jornal Nacional, Jornal Hoje, Fantástico, Gols do Fantástico, entre outros. Também participou de várias coberturas importantes, entre elas inúmeras Copas do Mundo.

A emissora o tirou do ar depois que Fernando Vanucci apareceu no ar comendo um biscoito. Com isso, em 1999, ele assinou com a empresa de marketing esportivo Traffic, na época parceira da Band, e passou a aparecer na emissora do Morumbi. Ali, comandou programas como Show do Esporte e Esporte Agora.

Em 2002 ele se transferiu para a Record, também via Traffic, e, no ano seguinte, assinou com a RedeTV!, onde apresentou programas esportivos. Vanucci deixou a emissora em 2011. Mas, em 2014, ele voltou para a TV, na nanica Rede Brasil, onde trabalhou até o fim de sua vida. Ele faleceu em novembro de 2020, aos 69 anos, vítima de um infarto.

Sair da versão mobile