Nos últimos anos, artistas e funcionários da Globo trouxeram vários relatos de assédios e abusos dentro da emissora. Demissões e processos na justiça ocorreram por conta dessas denúncias.
Linhares Junior (Reprodução / Web)Linhares Júnior, que fez parte da equipe do SporTV, disse que fez uma denúncia de assédio moral contra um diretor e acabou sendo demitido.
Contratado pelo canal esportivo em 2008, Linhares narrou inúmeras partidas do futebol paulista, além de outros esportes. Em outubro de 2021, após 13 anos de casa, ele foi desligado do SporTV.
Sem oportunidades
Em entrevista ao Notícias da TV, em 22 de dezembro de 2021, o locutor contou que seu desligamento ocorreu 20 dias após ele falar com o compliance sobre o assédio que sofreu do gerente de futebol da Globo, George Guilherme.
LEIA TAMBÉM!
“Após a saída dos antigos nomes que estavam no SporTV, como o Raul Costa Jr., e também com a chegada de outros gestores, comecei a notar que perdi espaço. E comecei a pedir para o George mais oportunidades em partidas da Série A, em eventos importantes”, revelou.
Segundo Linhares, George não deu atenção ao seu pedido, por isso ele foi atrás de Joana Thimotheo, diretora de eventos esportivos da Globo. O gerente de futebol não gostou dessa atitude.
“Ele me disse que eu não precisava mandar e-mail para ela, porque pareceu que estava passando por cima dele. Pedi desculpa se ele entendeu que foi essa a intenção, mas ela era gestora de todos nós. Depois disso, senti que perdi ainda mais espaço, mas que iria trabalhar em 2020 para recuperá-lo”, relatou.
Na mira do RH
Linhares conversou com George e, segundo o locutor, o gerente teria dito que ele estava ultrapassado. O narrador então fez a denúncia sobre o ocorrido e esperou por uma solução. 20 dias depois, ele foi demitido.
“Eu me coloquei à disposição para ir ao Rio de Janeiro, onde se tem mais estúdios para transmissão, e ouvi que era um narrador com um estilo antigo e ultrapassado. Me senti humilhado. Fiz a denúncia na ouvidoria da Globo e, 20 dias depois, fui chamado para uma reunião. Falei com um amigo: ‘Ou irão me dar uma bronca ou vão me demitir’. Me demitiram”, contou.
“Eu imaginei que a empresa poderia fazer uma investigação séria. Mas ninguém falou comigo e não soube de nenhuma investigação. O gestor aparece em fotos de fim de ano normalmente, então imagino que nada aconteceu”, continuou.
George não comentou as declarações de Linhares e, em nota, a Globo disse que a saída do narrador já estava nos planos.
“O desligamento do narrador foi uma decisão exclusivamente de gestão, prevista desde julho. Sobre as perguntas a respeito de compliance, a Globo não comenta assuntos da ouvidoria, mas reafirma seu total compromisso com a apuração criteriosa de todo relato de assédio, moral ou sexual, assim que a empresa toma conhecimento”.
Processo e um novo emprego
O narrador está processando a emissora, pedindo uma indenização de R$ 4,6 milhões por danos morais e outros direitos trabalhistas.
Após um período afastado, Linhares, que mora em Curitiba, é a principal voz da Jovem Pan no Paraná desde o início de 2023. Ele se diz feliz e realizado na nova função.
“Estava desempregado até 13 de janeiro. Hoje, além de voltar a trabalhar, estou dando emprego pra mais nove pessoas na minha equipe. No modelo de negócio, eu sou sócio da Jovem Pan News no projeto. A rádio apostou no meu nome e no meu prestígio para ver se o projeto alavanca”, finalizou.