O primeiro semestre da Globo ficou marcado pela extensa lista de demissões por parte da emissora carioca. Juntando todas as editorias, foram mais de 30 profissionais dispensados pelo conglomerado de mídia.
Entre os demitidos, estão os medalhões Cléber Machado, Casagrande, Régis Rösing, Maurício Noriega, Jota Junior, Hortência, Carlão e Linhares Júnior.
A saída para alguns não foi nada amistosa, evoluindo para processos trabalhistas, remorso e tristeza.
Profissionais rejeitam a Globo
Acostumada a ouvir “sim, eu aceito” de meio mundo, a emissora recebeu uma sequência de negativas de jornalistas de outras empresas para fazer parte do casting do canal.
De acordo com o site Notícias da TV em 11 de maio de 2023, a Globo tentou tirar três jornalistas da ESPN no mês de abril. Visando reforçar a equipe de esporte, a emissora foi atrás dos comentaristas Gustavo Zupak e Elton Serra e da apresentadora Mariana Spinelli.
Zupak já passou pelo Grupo Globo quando atuou como repórter, apresentador e comentarista na CBN entre 2009 e 2021. Vivendo grande fase no conglomerado da Disney, o jornalista preferiu renovar seu contrato e ficar na ESPN.
Concorrente renova profissionais
Se a Globo mandou o famoso passaralho – jargão jornalístico usado para demissões em massa -, a Disney fez o caminho inverso. Em abril, mesmo mês das demissões da concorrente, a ESPN anunciou um pacotão de renovações.
Dois ex-globais – Abel Neto e Mauro Naves – tiveram os vínculos estendidos por mais um ano com a empresa. Os jornalistas chegaram à emissora após a fusão entre Fox e ESPN, em 2019. Abel apresenta o F90, programa matutino, enquanto Naves participa do ESPN FC e Linha de Passe.
O carioca Pedro Ivo Almeida também teve seu contrato renovado por mais uma temporada. Com passagens pela Rádio Bandeirantes e UOL, o jornalista ficou conhecido por sua cobertura da Seleção Brasileira e é figura presente no Linha de Passe.
Já a “cria” da ESPN, Mariana Spinelli, chegou como estagiária na emissora e com muito talento foi conquistando seu espaço, renovando seu vínculo com a Disney.
Spinelli é uma grata revelação da emissora e atualmente apresenta o Sportscenter da manhã, além de participar do Mina de Passe e estar se preparando para cobrir a Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia.
Repórter profeta
O repórter gaúcho Régis Rösing foi um dos profissionais desligados da Globo. Marcado por seus textos, o jornalista estava na casa desde 1990.
Como repórter, Régis emplacou um “hit” ao tentar prever os gols durante as partidas. Posicionado atrás da meta, o repórter narrava a construção do lance e terminava com a frase “vai sair o gol, nesse ataque”.
O quadro caiu no gosto do público que aguardava ansiosamente pelo “repórter profeta” no dominical Esporte Espetacular. Na maioria das vezes, o gol não saía, mas Régis nunca desistiu e presenciou, ou melhor, profetizou alguns gols.