Se o Obina é melhor que o Eto’o a gente não sabe, mas que, diferentemente do brasileiro, o camaronês aprontou um papelão nesta semana, isso não se questiona.
Na última segunda-feira (05), após a partida entre Brasil e Coreia do Sul, Samuel Eto’o, ex-jogador de futebol e atual presidente da Federação de Futebol de Camarões, foi flagrado derrubando um torcedor ao aplicar um chute digno de filme no rapaz.
Incidente
Em um vídeo divulgado pelo La Opinión, da Espanha, é possível ver Eto’o sendo cercado por torcedores, incluindo brasileiros, para tirar fotos. Após sair do “bolo”, um rapaz sem uniforme se aproxima do jogador, filmando e dizendo algo.
LEIA TAMBÉM!
Após o ex-jogador se distanciar – e dar as costas para o rapaz –, ele dá meia volta e vai para cima do torcedor, trocando empurrões. Quando uma outra pessoa tenta tirar a câmera do jovem, ela cai no chão e, quando ele se abaixa para pegá-la, Eto’o lhe aplica um chute e o derruba.
Queixa
O torcedor em questão foi identificado como Sadouni, youtuber argelino. Ele afirmou em seu Instagram ter prestado queixa em uma delegacia de Doha.
De acordo com o rapaz, ele apenas perguntou para Samuel sobre Bakary Gassama, árbitro que apitou o segundo jogo da repescagem entre Argélia e Camarões pelas eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2022.
“Juro por Deus, juro por Deus Todo-Poderoso, ele me bateu, e há provas. Depois de uma investigação, publicarei um vídeo para vocês. Há testemunhas disto, e o Qatar vai preservar meu direito de te ver quando sairmos da delegacia, estou num centro de investigação”, escreveu Sadouni.
Entenda o caso
A repescagem das seleções africanas foram divididas em dois jogos. Na primeira partida, realizada na casa de Camarões, a Argélia saiu vencedora por 1 a 0. Já no segundo jogo, a Seleção Camaronesa venceu por 2 a 1 e conquistou o direito de disputar a Copa do Mundo do Catar.
Só que a polêmica que envolve o segundo jogo é grande. Após vencer no tempo regulamentar por 1 a 0, Camarões levou a partida para a prorrogação. O time argelino empatou, mas no fim do jogo o lance polêmico aconteceu. Aos 19 minutos do segundo tempo da prorrogação, Ngadeu cabeceou e Toko Ekambi tocou na saída do goleiro para dar a vitória aos camaroneses.
A Argélia entrou com recurso na Fifa dizendo ter sido prejudicada pela arbitragem no confronto, pedindo um novo jogo contra Camarões. De acordo com a federação, dois gols foram mal anulados e culminaram na desclassificação da equipe.
“Houve uma arbitragem escandalosa que distorceu o resultado do jogo. A federação está determinada a usar todos os meios legais à sua disposição para que os seus direitos sejam restabelecidos num novo jogo, com garantias de honestidade e imparcialidade da arbitragem”, disse a entidade.
Pedido de desculpas
Na última terça (6), Samuel Eto’o veio a público pedir desculpas pelo incidente violento.
“Gostaria de me desculpar por perder a paciência e reagir de uma forma que não combina com minha personalidade. Peço desculpas ao público por este incidente infeliz”, afirmou.
O ex-jogador também falou sobre o jogo disputado com a Argélia e que a Camarões ganhou justamente a partida. Ele ainda afirmou que, de lá para cá, tem sido “alvo de insultos e acusações de trapaça sem nenhuma evidência”.
“Durante esta Copa do Mundo, os torcedores camaroneses foram assediados e incomodados pelos argelinos sobre o mesmo assunto. Gostaria de mencionar que o cenário da derrota da Argélia foi cruel, mas perfeitamente de acordo com as regras e a ética do nosso esporte”, continuou.
“Peço, portanto, às autoridades argelinas e à federação que assumam suas responsabilidades para acabar com este clima insalubre antes que uma tragédia mais grave ocorra”, pediu, ao ressaltar que todos os recursos solicitados pela Federação da Argélia à Fifa foram negados.