Acidente e afogamento: tragédias levaram dois filhos de Garrincha
15/07/2023 às 10h24
Assim como seu talento único, afinal ele foi considerado por muitos como o ponta-direita mais notável de todos os tempos, a vida pessoal de Garrincha foi marcada por tragédias.
Garrincha ao lado de um dos filhos (Reprodução / Web)Ele faleceu no dia 20 de janeiro de 1983, aos 49 anos, vítima de cirrose hepática, em coma alcoólico no Rio de Janeiro. Mas, antes e depois de sua morte, as vidas de alguns de seus familiares também foram ceifadas por tragédias.
“Matou” a sogra
O alcoolismo era a marca registrada do jogador fora de campo. Por beber demais, vivia se envolvendo em acidentes de trânsito. Um deles, em abril de 1969, vitimou fatalmente a própria sogra, mãe da cantora Elza Soares (na foto acima com o jogador), com quem ele tinha uma relação na época.
Rosália Maria Gomes, mãe da artista, estava no carro conduzido por Garrincha, que bateu em um caminhão na rodovia Presidente Dutra e capotou. Ela foi vítima fatal do acidente e o jogador condenado a dois anos de prisão por homicídio culposo. Entretanto, ele foi absolvido em 1971.
Acidente e afogamento
LEIA TAMBÉM:
● Ídolo do Flamengo tentou de tudo, mas perdeu luta contra câncer terminal
● Pavor: astro tinha que ser dopado para conseguir andar de avião
● Antes do VAR: juiz se deu mal ao expulsar jogador errado do Corinthians
Antes de Elza Soares, Garrincha foi casado com Nair Marques, com quem teve oito filhas. Com a cantora, o atleta teve um de seus três filhos homens, Manuel Francisco dos Santos Júnior, apelidado de Garrinchinha (foto acima).
O menino nasceu no dia 9 de julho de 1976, mas uma tragédia – mais uma – levou o garoto com apenas nove anos de idade. Ele havia ido disputar uma partida de futebol com os amigos – ou visitado os familiares do pai em Pau Grande, segundo outra versão – e o carro que o levava se envolveu em um acidente.
Desgovernado, o veículo teve a porta aberta e Garrinchinha foi jogado para fora. O carro caiu de uma ponte no rio e o garoto foi levado pelas águas, morrendo afogado três anos após a morte do pai.
Acidente em Portugal
Com a conterrânea Iraci Maria da Silva, com quem teve um relacionamento extraconjugal entre 1959 e 1961, Garrincha teve outros dois filhos. Um deles foi José Geraldo Filipe, que ficou conhecido como Neném Garrincha. Mas a vida do jovem terminou em mais uma tragédia, novamente envolvendo um carro.
O rapaz teve uma passagem pelo Fluminense (na foto acima com o pai) e depois foi para o Belenenses, em Portugal, na época 1979/80. Ele teve uma passagem discreta pelo clube, já que o time tinha outros jogadores de destaque, fazendo com que o jogador buscasse melhor sorte na Suíça.
Porém, em 1992, quando Neném estava de férias em Portugal, um acidente automobilístico tirou sua vida em Fafe.