O ex-atacante do Joinville, Aldair, faleceu no dia 21 de outubro de 2022, com apenas 30 anos, após travar uma longa luta contra um câncer de pele. O tumor, proveniente da doença, se deslocou para o cérebro do ex-jogador, que acabou não resistindo.

    Aldair, ex-atacante do Joinville
    Aldair (Reprodução / Web)

    O atleta havia descoberto a doença em maio do ano passado e contou com ajuda dos clubes por onde passou e dos fãs para angariar fundos para o tratamento; foi realizada uma campanha de doação.

    O JEC abraçou a causa e divulgou a ação em suas redes sociais, assim como o Brusque, clube onde Aldair jogou e promoveu a causa durante uma partida da Série B do Brasileirão.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Cria do Joinville, Aldair da Silva nasceu na cidade onde começou a sua carreira. Pelo tricolor, o atacante marcou 16 gols em 74 jogos disputados.

    Aldair está na história do clube: além de participar da campanha que rendeu o título da Série C, em 2011, o artilheiro foi responsável pelo gol número 3.000 e 3.500 do JEC.

    O diagnóstico

    Aldair no Brusque
    Aldair no Brusque (Divulgação)

    A terrível notícia chegou em maio de 2022, quando Aldair foi diagnosticado com melanoma metastático, conhecido por ser o estágio mais avançado do câncer de pele.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Para arcar com o tratamento, que custava cerca de R$ 60 mil por aplicação, o ex-Joinville recorreu à internet para ajudar no custo. Ao GE de Santa Catarina, no dia 8 de julho de 2022, Aldair falou sobre a sua situação.

    “Eu quero iniciar o tratamento o quanto antes, porque sei que cada dia que passa a situação fica mais delicada. Ficaria mais tranquilo para o meu corpo aguentar a dosagem do remédio depois”, disse.

    Com a hashtag “AjudaOAlda”, o Joinville divulgou a campanha de doação para o tratamento do seu ex-jogador.

    “O Joinville Esporte Clube se solidariza e se une a corrente para ajudar o nosso cria Aldair. O atacante revelado pelas categorias de base tricolor descobriu recentemente um câncer e precisa iniciar logo o tratamento, não coberto pelo SUS”, publicou o JEC em seu Twitter dia 5 de julho do ano passado.

    Pingo de esperança

    Aldair ao lado da esposa
    Aldair ao lado da esposa (Reprodução / Instagram)

    Alda, como era carinhosamente chamado, chegou a receber alta em setembro de 2022, depois de 20 dias internado no Hospital São José, do município do norte de Santa Catarina.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Porém, apesar da boa notícia, foi nesse período que o tumor se deslocou para o cérebro. Ainda assim, o ex-atacante estava confiante para o início da radioterapia.

    “Estou muito feliz de estar em casa. Só tinha visto meu filho duas vezes (no período de internação). A saudade estava enorme”, declarou ao NSC Total, portal de notícias de SC.

    A cria do JEC ainda contou que estava animado para o próximo passo, a radioterapia, que iria retirar o melanoma metastático de sua cabeça. Para retornar a imunoterapia, principal procedimento do câncer.

    Antes de descobrir a doença, Aldair disputava um campeonato amador de futebol que acontecia na cidade natal dele. Mas teve que pendurar as chuteiras novamente para se cuidar.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Trajetória

    Aldair no JEC
    Aldair no JEC (Divulgação / Rosana Wessling)

    Com 180 jogos e 37 gols marcados na sua carreira, Aldair iniciou sua carreira no Vitória-BA, emprestado pelo Joinville, em 2010. Voltou ao JEC em 2011 e ajudou o time a conquistar o título nacional da terceira divisão.

    Passou também por São José-RS, América de Natal, Brusque, Cuiabá, Metropolitano, São Bento, Ipatinga, União Frederiquense entre outros.

    Sua melhor temporada foi em 2017, onde marcou 7 gols em 27 partidas disputadas pelo JEC. Em 2020, Aldair se aposentou quando defendia o Nação.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    Share.