O ex-atacante Lenny surgiu como um meteoro no futebol brasileiro. Com seu jeito atrevido, o jovem atacante não demorou para se tornar o xodó da torcida do Fluminense em 2006.

    Vanderlei Luxemburgo no Corinthians
    Vanderlei Luxemburgo (Rodrigo Coca / Agência Corinthians)

    No ano seguinte, Lenny ajudou o Tricolor das Laranjeiras a conquistar a Copa do Brasil em cima do Figueirense. Porém, após o título, vieram as lesões e, consequentemente, sua performance despencou.

    Para recuperar o bom futebol, o ex-atacante foi para o Braga, de Portugal, mas não conseguiu retomar o desempenho de outrora. Até que, em 2008, o Palmeiras contratou o jogador com a expectativa alta, na esperança de ser o mesmo atleta que brilhou anos atrás.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    No primeiro ano, Lenny participou da conquista do Campeonato Paulista, sem muito destaque por conta da concorrência. O atacante era aquele jogador que entrava para colocar uma correria na partida.

    Criado por avós

    Lenny e Vanderlei Luxemburgo
    Lenny e Vanderlei Luxemburgo (Reprodução / Web)

    O ano virou e Lenny era um dos poucos remanescentes do ataque alviverde. Isso porque Alex Mineiro, Denílson, Jorge Preá e Kleber Gladiador deixaram o clube. Dessa forma, era esperado que o ex-atacante assumisse o protagonismo.

    Contudo, uma declaração de Vanderlei Luxemburgo, treinador do Verdão na época, acabou chateando a jovem promessa.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    “Soltar pipa no ventilador não dá”, foi uma das frases para elucidar seu pensamento.

    “Tem de deixar de ser criado por avó [risos]. Sou prático. Ele surgiu com talento, não tem medo de porrada. Mas o avô passa a mão na cabeça. É preciso malandragem. Ele tem tudo para despontar, mas não depende de mim. Não falo isso de forma pejorativa. Soltar pipa no ventilador não dá. Tem de soltar na rua, cortar o pé [risos] explicou o treinador”, explicou Luxa em 2009.

    Lenny
    Lenny (Reprodução / YouTube)

    Em entrevista ao Charla Podcast, no dia 28 de março de 2022, o ex-jogador desabafou.

    “Fui criado pelos meus avós graças a Deus, se fosse pelos meus pais eu já estava morto. E tenho muito orgulho disso. Aí vem o Luxemburgo, com toda a força que ele tem, por ter sido muito vencedor. Na minha opinião, ele foi um técnico do car***, revolucionário e ganhador. Mas já era um cara mais velho, e falou uma babaquice dessa… para mim, agiu como um idiota. Ele não falou para vangloriar, elogiar, ele falou para diminuir”, contou Lenny.

    Carreira frustrante

    Lenny no Fluminense
    Lenny no Fluminense (Reprodução / Web)

    Para a infelicidade de Lenny e do futebol brasileiro, o ex-jogador não conseguiu ser o mesmo de quando surgiu, encantando o país com seus dribles e gols. Ele entra numa estatística de jovens promessas que apareceram como potencial estrela, mas não obtiveram sucesso.

    Após deixar o Palmeiras em 2010, Lenny rodou o Brasil. Passou por Figueirense, Boavista-RJ, Madureira, Atlético Sorocaba, Chiangmai FC (Tailândia), Khon Kaen FC (Tailândia) e Chiangrai City (Tailândia).

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Além de Lenny, estão na lista outros jogadores que não vingaram: Keirrison, Kerlon, Lulinha e Adryan.

    Share.