No futebol de espaços curtos, cada recurso é bem-vindo para derrotar o adversário, e a bola parada talvez seja o mecanismo mais utilizado atualmente. Contudo, está cada vez mais raro encontrar bons batedores de falta.

    Rogério Ceni no São Paulo
    Rogério Ceni no São Paulo (Rubens Chiri / saopaulofc.net)

    Os brasileiros, entre tantas características, sempre foram ressaltados por suas habilidades como exímios batedores de falta. No passado, era comum que cada time tivesse seu “dono da bola parada”, seja para escanteios, faltas laterais ou tiros diretos para a meta.

    Como não se lembrar de Rogério Ceni como cobrador de faltas e pênaltis pelo São Paulo? Ou do Craque Neto pelo Corinthians.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Cenário mudou

    Neto no Corinthians
    Neto com a camisa do Corinthians (Reprodução / Web)

    Entretanto, o cenário atual é diferente. Antigamente, os jogadores tinham tempo de sobra para treinar faltas após o treino.

    Hoje, com evolução de aspectos como capacidade física e, consequentemente, a intensidade do jogo, os clubes controlam minuto a minuto cada jogador, seja em treino ou em jogo.

    Isso não significa que os jogadores de hoje não treinem, mas a frequência diminuiu consideravelmente. Não basta apenas ter o dom, é preciso aprimorar a batida por meio de repetição.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Lista dos melhores

    Messi na Copa de 2022
    Messi com a camisa da Seleção Argentina na Copa de 2022 (Reprodução / Web)

    Em uma onda de nostalgia, o jornal espanhol Mundo Deportivo elaborou uma lista com os principais cobradores de falta de todos os tempos. E, como não podia ser diferente, seis atletas brasileiros entraram no ranking, que observa aspectos específicos que podem varias de outros levantamentos.

    É de se estranhar que nomes como Messi e Cristiano Ronaldo tenham ficado de fora da lista, mas, ainda assim, o ranking do jornal apresenta grandes nomes. Confira!

    Zico

    Zico
    Zico no Flamengo (Reprodução / Web)

    Dos 811 gols na carreira, o Galinho marcou 101 de falta (o jornal fez uma ressalva, contabilizando 62, mas preferiu seguir com a contagem do jogador).

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Juninho Pernambucano

    Juninho Pernambucano
    Juninho Pernambucano com a camisa do Vasco (Reprodução / Web)

    O Reizinho da Colina e ídolo do Lyon ostenta a marca de 76 gols de bola parada, sendo 44 no time francês e 22 no Vasco da Gama.

    Pelé

    Pelé no Santos
    Pelé no Santos (Reprodução / Web)

    O Rei do Futebol fecha o pódio como o terceiro jogador que mais marcou gols de falta na história, totalizando 70 tentos.

    Víctor Legrotaglie

    Víctor Legrotaglie
    Víctor Legrotaglie (Reprodução / Twitter)

    O meio-campista argentino, que mesmo recebendo proposta de clubes como Real Madrid e Inter de Milão jamais aceitou sair da Argentina, guardou 66 gols de falta na carreira.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Ronaldinho Gaúcho

    Ronaldinho Gaúcho e Alex em Sydney 2000
    Ronaldinho Gaúcho e Alex nas Olimpíadas de Sydney, em 2000 (Reprodução / Web)

    Exímio cobrador de faltas, não é à toa que recebeu o apelido de “Bruxo”. Marcou 66 gols de falta em sua carreira, sendo o mais simbólico deles o da Copa do Mundo de 2002 na Ásia, contra a Inglaterra.

    Beckham

    David Beckham
    David Beckham (Reprodução / Web)

    Falando na Inglaterra, 0 jogador popstar que viu o gol histórico de Ronaldinho Gaúcho de dentro do campo registrou 65 tentos de falta. Vale destacar que o inglês sempre foi conhecido pela sua categoria de primeira ao bater na bola.

    Maradona

    Maradona
    Maradona (Reprodução / Web)

    Craque do futebol mundial, “D10S” marcou 345 gols na carreira, sendo 62 de falta.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Ronald Koeman

    Ronald Koeman
    Ronald Koeman (Reprodução / Web)

    Koeman, que atualmente trabalha como técnico, foi um zagueiro artilheiro e marcou 60 gols de bola parada. Seu auge foi no Barcelona, onde anotou 26 gols.

    Rogério Ceni

    O “M1TO” tricolor aparece na nona posição. O goleiro com mais gols na história do futebol castigou os rivais com 59 gols de cobrança de falta.

    Marcelinho Carioca

    Marcelinho Carioca
    Marcelinho Carioca (Rodrigo Coca / Agência Corinthians)

    Por último, mas não menos importante, o “Pé de Anjo” anotou 59 tentos de bola parada. Não é o jogador com mais gols, mas em qualidade com certeza é um dos maiores.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Uma menção honrosa para Neto e Marcos Assunção, que foram especialistas quando o tema é bola parada. Será que teremos mais brasileiros nessa lista daqui a algum tempo?

    Share.