Da primeira fase à final: o caminho do Brasil na Copa do Mundo Feminina

07/07/2023 às 12h55

Por: Caio Yokota
Imagem PreCarregada
Seleção Brasileira Feminina em amistoso contra o Chile (Thais Magalhães / CBF)

Há poucos dias do início da Copa do Mundo Feminina, a Seleção Brasileira entra na competição visando a conquista inédita. Convocação e adversários definidos, o Brasil tem caminho relativamente tranquilo na fase de grupos.

Seleção Brasileira Feminina em amistoso contra o Chile (Thais Magalhães / CBF)

Integrando o Grupo F junto com França, Panamá e Jamaica, a seleção de Pia Sundhage (foto abaixo) não deve encontrar dificuldades para se classificar. A dúvida é se como líder ou segundo colocado.

Brasil classificado

Pia Sundhage

Técnica da Seleção Brasileira, Pia Sundhage (Thais Magalhães / CBF)

O destino da seleção será traçado conforme a posição na fase classificatória. Isso porque, no cruzamento para as oitavas de final, existe a possibilidade do enfrentamento contra uma das melhores seleções do mundo: a Alemanha.

A seleção alemã é cabeça de chave do Grupo H, que conta com Colômbia, Marrocos e Coreia do Sul.

As alemãs conquistaram duas das oito edições do Mundial e, mais uma vez, entram como uma das favoritas.

LEIA TAMBÉM:

Para o Brasil evitar o encontro precoce, será necessário vencer a França para terminar em primeiro lugar no grupo F, já que a classificação da Alemanha como líder de seu grupo é algo muito provável.

Calendário do Brasil

Seleção Brasileira Feminina

Seleção Brasileira Feminina (Thais Magalhães / CBF)

Mesmo sediada em dois países – Austrália e Nova Zelândia -, o Brasil só jogará nas terras dos cangurus durante a Copa. Ainda que avance até a final, em nenhum momento Pia e as jogadoras visitarão o outro país da Oceania.

A casa da Seleção Brasileira será o Estádio Hindmarsh Stadium, na cidade de Adelaide. Com capacidade para 18 mil pessoas, a arena é a menor entre todos os 10 estádios do Mundial.

A Copa do Mundo começa dia 20 de julho, contudo, a primeira partida da seleção será no dia 24, segunda-feira, contra o Panamá às 8h (Brasília).

A segunda e decisiva rodada acontece no sábado, dia 29 de julho. Marta e companhia vão enfrentar a França, às 07h (Brasília).

Fechando a fase de grupos, Brasil e Jamaica definem seus destinos na competição em partida que acontece dia 2 de agosto, quarta-feira, às 07h.

Todos os jogos do Brasil serão transmitidos pela Globo, SporTV e Cazé TV.

Fase eliminatória

Marta na Seleção Brasileira

Marta na Seleção Brasileira

Se o Brasil passar em primeiro do grupo, jogará as oitavas na terça, dia 8 de agosto, às 8h. Caso termine em segundo lugar, jogará no mesmo dia, mas às 5h.

Caso a Seleção Brasileira passe para as quartas de final, a partida será realizada na quarta-feira, 12 de agosto, às 4h ou 7h30. Avançando para as semifinais, o Brasil pode jogar na quarta-feira, 16 de agosto, às 7h e, se for ainda mais adiante, pode disputar a final no dia 20 de agosto, às 7h.

Caso o Brasil termine em primeiro a fase de grupos, a Coreia do Sul é a seleção com maior possibilidade para conquistar a segunda vaga no Grupo H. De qualquer forma, o encontro contra Inglaterra, França e Alemanha entre as quartas de final e a semifinal é inevitável.

A Seleção Brasileira não entra no top 3 das favoritas para ganhar a Copa do Mundo Feminina, mas o grupo – muito questionado –  de Pia Sundhage mescla experiência e juventude, tornando o plantel resiliente e ousado. A torcida brasileira torce para que esta junção traga bons frutos no Mundial.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.