Estilo que consagrou Tiago Leifert deixou apresentador sem trabalho
31/01/2023 às 18h05
Tiago Leifert (42) realmente não está numa boa fase. Além dos graves problemas com a saúde de sua filha, no campo profissional as coisas não estão muito boas. Seu jeito irreverente e descolado, que antes era o diferencial de sua carreira, agora está sendo um empecilho para alguns trabalhos.
Paulistano, ele estreou na TV aos 16 anos, como repórter do programa dedicado ao futebol de várzea, Desafio do Galo. Logo graduou-se em jornalismo e psicologia pela Universidade de Miami e foi estagiário da famosa emissora americana, NBC.
De estagiário a apresentador
No Brasil, em 2004, foi editor e apresentador da TV Vanguarda, afiliada da Globo em São José dos Campos. Em 2006, voltou à São Paulo e começou a apresentar o Pro Rad, na emissora carioca, um quadro sobre videogame, no Esporte Espetacular. Logo foi ganhando espaço no esporte do canal.
LEIA TAMBÉM:
● Quando começa a venda de ingressos da final da Libertadores 2023?
● Após ser rebaixado à Série D, técnico vai trabalhar na Seleção Brasileira
● Se a moda pega: torcedor premia jogadores com fotos sensuais da esposa
Passou pelo Pan de 2007, pelo Brasileirão de 2008 e pelos Jogos Olímpicos de Pequim, no mesmo ano. Em 2009, foi efetivado como editor-chefe e apresentador do Globo Esporte SP, onde apresentou seu jeito despachado, brincalhão e divertido de se comunicar com o público. E deu certo. Leifert ficou à frente da atração até meados de 2012, além de criar o Central da Copa, inserindo o formato na emissora.
Novos rumos, prêmios e problemas na família
Foi então que o jornalista seguiu novos rumos e foi para o entretenimento da Globo, colecionando prêmios e fãs. Passou por inúmeras atrações da Rede dos Marinho, entre elas o tão aclamado BBB (foto acima), até 2021, quando precisou sair das telinhas para cuidar de sua filha, após descobrir repentinamente que Lua, de um ano e meio, estava com um câncer raro nos olhos.
Em suas redes sociais, Tiago anunciou:
“Olá pessoal! Minha família precisa de mim aqui em SP, nas próximas semanas e por isso, com coração partido, tem mudança de planos! Meu amigo querido André Marques assume a temporada do The Voice a partir da segunda fase…”
Paixão antiga
Depois deste período conturbado com a filha, Leifert voltou ao que mais gostava, o esporte. Abriu um canal no YouTube, chamado Três na Área, com a participação dos comentaristas Rica Perrone e Eduardo Semblano.
Também passou a comentar jogos do Campeonato Paulista transmitidos no Youtube e começou uma newsletter gratuita sobre games e tecnologia.
Acordo com Amazon Prime e volta à Globo
Numa parceria com a Globo, a Amazon Prime transmitiu em suas plataformas alguns jogos da Copa do Brasil 2022, tendo Tiago Leifert como uma das grandes atrações do streaming. Ele levou seu “jeito moleque” para as narrações, comentando, brincando, e até mesmo, torcendo contra alguns times.
Ele estava no mesmo caminho que Casimiro, do Casé TV. Mas, para Leifert, não funcionou. O jornalista foi muito criticado por sua postura e pelo formato de narração.
Ainda assim, em um novo contrato, agora por job, Tiago narrou os jogos da Copa do Mundo do Catar pelo Globoplay, serviço de streaming da Globo.
Apenas a final, entre Argentina e França, foi sem Leifert, pois ele precisou acompanhar a filha no árduo tratamento contra o câncer.
A alegria durou pouco
Sobre a Copa do Brasil, o acordo firmado com a CBF dura até 2026, mas não para Leifert. Já no início deste ano, ele foi dispensado pela Amazon Prime Video.
Segundo o site Notícias da TV, o desligamento foi motivado pelo desejo da Amazon de estabelecer linguagem mais próxima do uma transmissão tradicional, formato já enraizado e comum para o público. Em alguns seguimentos, a inovação não cai bem. Como já diria a máxima futebolística “em time (ou formato no caso) que está ganhando, não se mexe!”
O substituto de Leifert é Rômulo Mendonça (foto acima), ex-ESPN. A intenção da plataforma é reforçar a equipe de narradores com nomes conhecidos e uma pagada mais clássica.
Conforme noticiado pelo portal Lance!, Rômulo decidiu deixar a ESPN diante da oferta dos executivos da Amazon de comandar o maior torneio de mata-mata do Brasil, além de estar à frente dos jogos da NBA, uma de suas maiores paixões – e de onde vem todo o sucesso como narrador.
Leifert agora amarga o banco de reservas. Vamos ver quando será sua nova convocação como titular.