77 anos: vovô se tornou o jogador mais velho a atuar por um time profissional
16/07/2023 às 10h25
O goleiro israelense Isaak Hayik, 78, quebrou o recorde de jogador profissional mais velho do mundo em 2019. Ele entrou para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, na ocasião. O jogo que marcou o feito foi realizado pela quarta divisão da Liga Israelense, entre o Ironi Or Yehuda, time do Isaak, e o Maccabi Ramat Gan.
E não pense que o goleiro entrou em campo apenas por pouco tempo, não; ele jogou os 90 minutos completos da partida e ainda queria mais.
“Estou pronto para outro jogo”, comentou o bem-disposto vovô goleiro, que recebeu a congratulação ao final da partida.
Recorde
Até 2019, o jogador mais velho considerado pelo Guinness era Robert Carmona, que atuou pelo Pan de Azucar, time da terceira divisão do Uruguai, em 2015. Na época, o zagueiro tinha 53 anos de idade e havia estreado pelo mesmo time 40 anos antes.
O jogador perdeu o posto para o “vovô” Isaak, mas ainda detém o recorde de ser o jogador mais velho em atividade, de maneira consecutiva. Aos 60 anos, Carmona joga pelo Club Social y Deportivo Hacele Un Gol A La Vida, time uruguaio da quarta divisão. O jogador está na ativa há 45 anos.
LEIA TAMBÉM:
● Quando começa a venda de ingressos da final da Libertadores 2023?
● Após ser rebaixado à Série D, técnico vai trabalhar na Seleção Brasileira
● Se a moda pega: torcedor premia jogadores com fotos sensuais da esposa
“Na história do futebol mundial a nível oficial houve cerca de dez ou 15 jogadores longevos, mas a maioria interrompeu a sua atividade e voltou a jogar muitos anos depois. No meu caso, eu tenho jogado sem parar desde que comecei minha carreira profissional em 1976”, comentou o uruguaio em entrevista ao jornal Olé.
Isaak
Nascido no dia 13 de abril de 1945, no Iraque, Isaak se mudou com a família em 1951 para Israel, fixando-se em Or Yehuda, pequena cidade israelense.
Além de se dedicar ao design gráfico e tornar-se o caricaturista do jornal diário Headshot HaSport, ilustrou vários livros. No futebol, foi técnico do time Maccabi Or Yehuda e atuou como goleiro do Elitzur Yehud e Ironi Or Yehuda, onde bateu o recorde.