A Copa do Mundo é um grande desafio para jogadores, treinadores e jornalistas. Fazer parte de um dos maiores eventos esportivos do mundo não é fácil, uma vez que os nervos ficam à flor da pele. Isso se comprovou em um desentendimento entre repórter e técnico que gerou uma verdadeira polêmica na Copa da África do Sul, em 2010.

    Sandra Annenberg e Alex Escobar Sportv

    Dunga atuou como capitão no Tetra em 1994 e foi o treinador da seleção brasileira em 2010, portanto, conduziu a seleção naquela Copa. Conhecido por seu jeito rude e sem papas na língua, o técnico foi direto para uma coletiva de imprensa depois da vitória do Brasil contra a Costa do Marfim por 3 a 1. Os jornalistas do mundo todo estavam de olho nos comentários da partida, mas presenciaram uma discussão.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Ofensas na coletiva

    Dunga técnico Seleção

    Enquanto Dunga respondia, o repórter da Globo, Alex Escobar (foto acima), mexia no celular e balançava a cabeça. O jogo foi tenso e violento e culminou com a expulsão de Kaká. Em meio a tantas emoções, o treinador, nervoso ao observar o jornalista, questionou:

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    “Algum problema?”, perguntou Dunga.

    “Eu? Nem estou olhando para você”, respondeu Escobar.

    Observando o repórter, o técnico balbuciou xingamentos em direção a Alex, que ouviu e abandonou a coletiva.

    Esse fato foi amplamente divulgado e o treinador sofreu duras críticas da imprensa. A seleção foi eliminada pela Holanda nas quartas de final.

    Quatro anos depois, durante a Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil, os dois se encontraram no aeroporto, abraçaram-se e conversaram, colocando um ponto final na briga. Tudo parecia ter ficado no passado, mas a página não foi virada.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    O arrependimento de Dunga

    Em entrevista ao canal Desimpedidos, em julho de 2019, o ex-treinador da seleção disse que estava arrependido de ter feito as pazes com Escobar.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    “Ele foi ao programa da Fátima Bernardes e disse que, enquanto a Holanda estava na praia, o Brasil estava enclausurado. Só que ele errou as datas, porque na África do Sul, com 10 graus, ninguém vai à praia, né? A Holanda ia na praia em 2014 (Brasil). Você vê como o profissional é tendencioso. Me arrependi [de ter feito as pazes]. Gosto de tratar com pessoas que são sinceras e mantêm a palavra”, afirmou Dunga.

    Ao ser questionado se ele mantinha os xingamentos feitos em 2010 ao jornalista, Dunga confirmou: “Com certeza”.

    “Dizer que sou tendencioso e mentiroso aí já é demais”

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Em entrevista ao Lance!, em 19 de julho de 2019, Escobar se defendeu e disse que jamais mentiu em suas declarações.

    “Dessa vez o Dunga mandou muito mal, pior do que naquele episódio que me xingou. Ali ele achou que eu balancei a cabeça porque não tive privilégio. Ele achou uma coisa e reagiu daquela forma, por isso nunca tive bronca dele. Mas dizer que sou tendencioso e mentiroso aí já é demais. Dunga ficou com raiva de mim e alimenta esse ódio por nove anos. É incrível”, desabafou.

    “Dunga, você não tinha condição de saber se estava sol ou chuva porque todas as cortinas do hotel estavam fechadas. Eu estava correndo, estava sol aquele dia, fui até a praia correr, passei em frente ao hotel da Holanda e alguns estavam ali no calçadão, com familiares, tirando fotos com torcedores”, declarou o jornalista.

    Longe dos campos, o último time que Dunga treinou foi a seleção brasileira, entre os anos de 2014 e 2016. Enquanto isso, Alex Escobar faz mais uma cobertura da Copa do Mundo na Globo.

    Share.